RAP: aonde e como teve inicio e introdução ao blog

outubro 03, 2018




Nosso blog foi criado para falarmos sobre o RAP, vamos trazer entrevistas, cobriremos eventos relacionados dentre muitas outras coisas.

O que significa RAP?
RAP vem do inglês “Rhythm And Poetry”, em tradução livre significa Ritmo e poesia, e leva este nome pois mescla um ritmo intenso com rimas poéticas.

Como e aonde teve inicio:
O RAP se desenvolveu entre as classes pobres dos EUA, principalmente entre os afro-americanos que tinham necessidade de uma sonoridade que traduzisse seu cotidiano e sua cultura, no início dos anos 70. Na Jamaica, em meados da década de 60, o RAP ganhou impulso com o aparecimento de equipamentos sonoros que eram dispostos ao ar livre nas partes pobres deste país, dando vida às festas produzidas nas ruas jamaicanas.
Depois, os bailes passaram a ter como cenários amplos locais até então usados como depósitos. Estas festas, contavam não só com a presença de um DJ, mas também com a intervenção de um MC, o qual incitava as pessoas com palavras de ordem rimadas, traduzindo geralmente questões de ordem sócio-política, também em forma de protesto contra tudo em que eles acreditavam ser errado, o rap sempre teve esse papel de denúncia.

RAP no Brasil
Foi em 1980 que o rap chegou aqui, porém foi só 10 anos depois que as rádios e indústria da música começaram a dar mais atenção pro RAP, pouco a pouco o estilo musical começou a conquistar seu espaço e cada vez menos discriminado.
No Brasil o Rap tem uma função social muito forte desde o ano que chegou por aqui e seu papel foi só aumentando, educando as pessoas, sendo capaz até de tirar pessoas do crime.
Os primeiros nomes de destaque no rap foram Thayde e DJ hum, seguido de Racionais MC, Pavilhão 9, Detentos do RAP, Planet Hemp, Gabriel Pensador
Nos dias de hoje o rap está incorporado no cenário musical brasileiro. Venceu os preconceitos e saiu da periferia para ganhar o grande público. Dezenas de cds de rap são lançados anualmente, porém o rap não perdeu sua essência de denunciar as injustiças, vividas pela pobre das periferias das grandes cidades.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Sou suspeita em dizer, mas vamos combinar mandou tribem, Caio a mãe t ama incondicionalmente😍

    ResponderExcluir

Procurando...

Tecnologia do Blogger.

Colaboradores

Do beatbox ao RAP

A cena do rap independente daqui de Curitiba, vem crescendo, assim como tantos outros que possuem dom dentro da cultura do hiphop, e estão s...

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe